Siri – Novo estágio do namoro entre máquinas e gente

Disque 9 sai do nosso bolso
20/10/2012
ecommerce_pryzant
E-commerce de sucesso para hoje e para o futuro.
04/04/2013
siri features

9 de novembro de 2011

Muito antes do início desta nossa Era Digital, escritores de ficção científica já sonhavam com a construção de robôs inteligentes capazes de realizar tarefas complexas para dar uma folga aos humanos.

Nas últimas décadas experimentamos a popularização do acesso aos equipamentos, passamos pelo estágio de um computador em cada mesa e hoje vivemos os dias de um celular em cada mão, mas a ideia de um sistema inteligente que entenda nossas necessidades e ofereça soluções úteis ainda parecia longe de ser alcançado.

O novo aparelhinho portátil da Apple, o iPhone 4S lançado neste mês, é o primeiro a ter capacidade de rodar o aplicativo SIRI desenvolvido por um complexo ecossistema de parcerias científicas, chegou para mudar completamente a forma de nos relacionarmos com as máquinas daqui para frente, é o limiar de uma revolução na usabilidade, agora a máquina deve se adaptar ainda mais ao ser humano.

O SIRI é um assistente pessoal com Inteligência Artificial avançada que pode literalmente desempenhar tarefas e oferecer soluções úteis para seu usuário. Ele consegue entender e aprender a linguagem natural que falamos, e depois de processar milhares de informações que encontra na Internet ou em seu banco de dados, pode atender necessidades e desejos de seu dono, de forma única e personalizada.

Você pode ditar e enviar um texto, pedir uma ligação, agendar um compromisso, fazer perguntas sobre matemática, visitar amigos nas redes sociais ou saber a programação do cinema mais próximo, tudo por comandos de voz e ouvindo as respostas de forma clara e gentil.

Este é apenas um novo estágio do namoro entre máquinas e gente que começou há muitos anos, é um caminho sem volta, a conversa está apenas começando. Uma conversa disponível em inglês, francês e alemão, mas é questão de tempo para versões em português.

PS: A empresa que criou o SIRI foi comprada pela Apple em abril de 2010 impedindo sua expansão para Blackberrys, mas o Speaktoit para Android já oferece uma experiência bem parecida, apesar de incomparável.

2013: Atualização deste post Siri apesar das críticas chega à versão iOS7 e planeja 2014 embarcado em carros! com “all eyes free”…

Abraços,

Luiz Pryzant

Deixe uma resposta