Porque TODOS os governos odeiam a Internet

Lendo jornal na foto
15/06/2013
Código de Ética Profissional do Designer Gráfico
12/02/2014
porque toos os governos odeiam a internet

Republicando post de 29 de outubro de 2011

As revoltas populares no Egito, Tunísia , Líbia e Iêmen foram uma dádiva da velocidade e poder de engajamento da Internet e suas redes sociais.

Governos tirânicos e as ditaduras já odiavam a imprensa livre, mas subestimaram a liberdade de associação de grupos na Internet e só foram desligar os servidores quando o povo já tinha tomado as ruas.
Governos democráticos também estão aprendendo a ODIAR a Web, afinal a Internet expõe suas incompetências e segredos (wikileaks.org) ou supre necessidades da população de forma rápida, gratuita e sem burocracia, torna os governos cada vez mais supérfluos.

Educação, cultura, entretenimento, cursos profissionalizantes, serviços de saúde pública e informação, tudo grátis e tudo rápido.

Exatamente o que os governos deviam estar fazendo mas estão velhos e caros, Legislativo, Executivo e Judiciário mal sustentam suas próprias estruturas, tirando gastos com a má administração e a corrupção, nada sobra para saneamento, educação ou saúde.

A gente nem percebe a censura à Internet nestes países “democráticos” ela é mais sutil, a Internet é “censurada” pela falta de acesso da população, cobram-se impostos dos equipamentos e softwares e impedem a entrada de concorrentes na banda larga.

Sites governamentais usam tecnologia ultrapassada, repetem online, seus vícios burocráticos e ineficazes e refletem lógica confusa dos funcionários que as projetaram. Pagam fortunas em licenças e hardware, e desprezam softwares de código-livre por motivos impublicáveis!

O mesmo desperdício de talentos que acontece nos esportes por falta de campinhos e quadras nos bairros, acontece a falta de acesso à tecnologia e conexão, jovens com potencial maravilhoso desperdiçando talento por falta de um velho PC, smartphone ou acesso barato.

O Brasil tem bons projetos para liderar uma revolução de conectividade e universalização da Internet para sua população, mas não pode esperar ajuda de governo algum! vamos ter que lutar sempre e exigir uma Internet com custos acessíveis para todos!

Internet Já!

Luiz Pryzant

Coluna RedeTV

Deixe uma resposta