Identidade Corporativa

 


A Identidade Corporativa, do inglês Corporate Identity, é o conjunto dos atributos e interfaces entre uma organização e seu público, pode ser formada por imagens, sons, mensagens…pode ser verbal e até olfativa. A Identidade Corporativa é literalmente o cartão de visitas da empresa. Seu principal objetivo é dar personalidade e diferenciar uma organização dentre todas as outras de sua categoria.

A Identidade Corporativa ajuda a transmitir o posicionamento e os valores de um empreendimento e pode melhorar o relacionamento com seu público quando são reconhecidos os sinais e significados com determinado grupo ou pessoas.

O designer gráfico se reúne com os gestores da Marca para construir e dar significado aos atributos, tanto essenciais quanto complementares. Os primeiros são ligados ao propósito da empresa, sua missão, valores; os atributos complementares contribuem para a descrição de campanhas, produtos e serviços, mas não definem a essência da organização.

A ideia da Identidade Corporativa se aproxima muito do conceito da Marca e sua arquitetura pode ser composta por três partes:
Design corporativo: logos, uniformes, cores, fachada, logos de serviços e produtos, etc.
Comunicação corporativa: publicidade, relações públicas, site corporativo, mensagens, press releases, SAC, redes sociais, etc.
Comportamento corporativo: valores internos, comportamento frente a fornecedores e clientes, ações, normas, “voz da marca” etc.

A construção da identidade corporativa segue 4 práticas-chave :

Diferenciação – No mercado competitivo de hoje, organizações devem ter uma diferenciação ou razão de existir – raison d`etre – muito clara. O que elas representam precisa estar em destaque para que seja notada, cause uma impressão e, por consequência, seja a escolhida.

Relevância – Organizações precisam ter impactos positivos na vida do seu público, ele precisa reconhecê-la como parte importante da sua vida. Para que se construa a fidelidade, a marca precisa entender suas expectativas e atender suas necessidades.

Coerência / respeito – Para assegurar credibilidade com seu público, as empresas de sucesso são coerentes no que dizem e fazem. Todas as mensagens, toda a comunicação de marketing, experiência com a marca e todos os produtos entregues, precisam andar juntos, sempre respeitando o seu público.

Estima – Uma marca diferenciada, relevante e coerente é uma marca que é valorizada por suas audiências internas e externas. Estima é a reputação que uma marca ganha executando o que prometeu e entrega para o seu público, este carinho é conquistado diariamente.

+ Logotipo, símbolo e lettering
+ Papel timbrado, cartão de visitas, assinatura de email
+ Website, blog corporativo
+ Presença da Marca nas redes sociais
+ Projeto de fachadas e projeto de sinalização interna
+ Sinalização de frota
+ Gestão do Design e Comunicação Institucional
+ Design de embalagens e produtos