Hoje vamos falar desse traço tão característico de Buenos Aires – Argentina. Exposto nos mais diferentes e originais suportes, ele está por todos os lados da cidade.
O fileteado portenho é uma arte decorativa popular que lança mão do desenho e da pintura com linhas muito finas para criar os mais diferentes trabalhos. O uso de cores brilhantes, o contraste entre luzes e sombras e a saturação do espaço são algumas das características dessa arte.
Essas linhas ou filetes podem subir em espirais, converter-se em folhas estilizadas, flores, pássaros, cavalos, animais fantásticos, bandeirolas, pedras preciosas e outras formas. Fitas e laços com as cores da bandeira argentina são também muito comuns.
Os temas utilizados pelo fileteado portenho são muitos e diversos entre si. Vão desde ídolos da música e clubes de futebol a ícones religiosos, frases e ditos populares. Varia, claro, de acordo com a época em que são executados e dizem muito de cada período. A técnica, no entanto, permanece a mesma.
O fileteado portenho já faz parte da paisagem de Buenos Aires há décadas. Ele nasceu no final do século XIX, da mão e inspiração de imigrantes italianos, com o propósito inicial de ornamentar carros. Ônibus e vans talvez sejam o suporte mais utilizado, mas eles estão também em placas de lojas e restaurantes, nas estações de metrô e muitos outros locais.
O fileteado portenho foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2015.
Fontes: aguiarbuenosaires, depasseio
Imagem: Roberto Fiadone