Conheça o Fileteado Portenho

9-premio-jovem-jornalista
Identidade e site Prêmio Jovem Jornalista 2017
06/06/2017
fileteado-portenho

Hoje vamos falar desse traço tão característico de Buenos Aires – Argentina. Exposto nos mais diferentes e originais suportes, ele está por todos os lados da cidade.

O fileteado portenho é uma arte decorativa popular que lança mão do desenho e da pintura com linhas muito finas para criar os mais diferentes trabalhos. O uso de cores brilhantes, o contraste entre luzes e sombras e a saturação do espaço são algumas das características dessa arte.

Essas linhas ou filetes podem subir em espirais, converter-se em folhas estilizadas, flores, pássaros, cavalos, animais fantásticos, bandeirolas, pedras preciosas e outras formas. Fitas e laços com as cores da bandeira argentina são também muito comuns.

Os temas utilizados pelo fileteado portenho são muitos e diversos entre si. Vão desde ídolos da música e clubes de futebol a ícones religiosos, frases e ditos populares. Varia, claro, de acordo com a época em que são executados e dizem muito de cada período. A técnica, no entanto, permanece a mesma.

O fileteado portenho já faz parte da paisagem de Buenos Aires há décadas. Ele nasceu no final do século XIX, da mão e inspiração de imigrantes italianos, com o propósito inicial de ornamentar carros. Ônibus e vans talvez sejam o suporte mais utilizado, mas eles estão também em placas de lojas e restaurantes, nas estações de metrô e muitos outros locais.

Fontes: aguiarbuenosaires, depasseio

Os comentários estão encerrados.