Republicando post de 24 de novembro de 2011
Segundo a Hipótese Gaia, nosso Planeta forma uma grande organismo vivo, todos os componentes físicos da Terra estariam interligados e funcionando em conjunto.
Em continuação a este conceito de Ecologia Profunda, temos a Internet e suas ferramentas de redes sociais que estão ajudando grupos em todos os países a se reunirem e participarem ativamente nas mudanças da política e economia.
As recentes Primavera Árabe e o impensável Occupy Wall Street contra a voracidade do sistema financeiro são exemplos de ações locais que afetam, o futuro do Planeta, como um gigante começando a aprender a se expressar de forma mais sutil.
Enquanto a Internet está ajudando às pessoas se conectarem umas com as outras, as redes sociais permitem a formação de grupos ou tribos conectadas que podem agir em conjunto para influenciar a política e mudar o que for preciso para melhorar a vida das pessoas na terra, para ajudar a preservar flora, fauna e nosso próprio futuro.
O que percebemos é o próprio Planeta também se manifestando por esta consciência coletiva que estamos formando, é a democracia elevada à milésima potência, são as pessoas, sem intermediários ou representantes, que podem falar e agir conforme sua consciência e ideais, é o Planeta todo expressando seus sentimentos e necessidades em uma língua universal.
A questão filosófica está em saber se a humanidade quer fazer parte deste belíssimo organismo global ou somos apenas mais uma praga que deve seguir seu curso em direção à própria extinção.
Contra todas as previsões pessimistas, nosso Planeta tem condições de manter a vida com abundância para todos, mas só uma tomada de consciência universal, pode reverter os caminhos e atalhos errados que alguns poucos resolveram seguir por vício, erro ou ganância.
Falando nisso, nosso pequeno Brasil está com uma agenda de problemas imediatos para resolvermos, podemos começar com a corrupção, mas precisamos correr para impedir que tanto esgoto e lixo sejam jogados em nossos próprios rios.
Saudações,
Luiz Pryzant