Como as formas nos logotipos influenciam a psicologia? Como vivem? Como influenciam?
As formas geométricas básicas no design!
Como sempre falamos, a simplicidade é tudo na hora de fazer um bom logotipo! E um grande exemplo disso é o bom e velho logotipo da Nike e sua força inquestionável:
Embora o famoso Nike Swoosh seja inspirado na deusa Niké, a maior parte das pessoas não fazem ideia das associações relacionadas a deusa, mas somente das formas do próprio logotipo: o desenho por si só já incorpora movimento, tendo linhas longas que se curvam e formam angulações, naturalmente fazendo uma alusão ao movimento – o que é maravilhoso para uma marca do gênero!
São detalhes como esses que fazem um logotipo glorioso, e é por isso que iremos abordar alguns padrões de logotipos:
Essas são formas naturalmente vistas como femininas (basta olhar para uma mulher): tais marcas tendem a transmitir mensagens emocionalmente positivas, como comunidade, amizade, amor e unidade – não sendo surpresa que alianças sejam puramente circulares, transmitindo estabilidade e resistência!
Sendo essas formas anguladas, suas associações são igualmente rígidas!
Essas formas sugerem estabilidade, mas em formas mais práticas (“técnicas e sérias”, por assim dizer), passando valores como profissionalismo, força e eficiência! Por isso, é preciso ter cuidados ao usar cores: ao aplicar tons como o azul e o cinza, tais logotipos podem ficar frígidos e apáticos! Sendo carregadas de tanta seriedade, a sua manipulação das formas e cores é crucial para criar uma super marca!
Contrariando o exemplo 1 e complementando o 2, os triângulos são mais chegados para o sexo masculino e frequentemente estrelam onde homens tendem a ser predominantes – como na religião (lembre-se da trindade), ciência, direito e outras posições/associações de poder!
Outros tipos
Como é de se deduzir do item anterior, linhas verticais pendem mais para a masculinidade, força e agressão – ao contrário das horizontais, que pendem para comunidade, calma e tranquilidade (pense na linha do horizonte, por exemplo)!
Todos os itens citados vão afetar não apenas o símbolo do logotipo, mas também a psicologia da sua tipografia e, em casos extremos, até no sabor da sua comida! Observe alguns logos de sucesso:
Qual é a surpersa em ver que o logotipo do Anthrax, uma banda de Trash Metal, tenha verticalidades e angulações tão agressivas? A mesma obviedade pode ser vista no logotipo da Disney, onde as associações leves e sentimentais dos círculos são perfeitas para as crianças! Se você curte esse assunto, dê uma boa olhada nos links que distribuímos ao longo desse post, pois todos têm muito a te ensinar sobre psicologia e design!
Fonte: Temporal Cerebral