Branding is free

Netshoes nasdaq
Netshoes abriu hoje capital na Nasdaq e passa a valer mais de R$ 1 bilhão
12/04/2017
pryzant-design-foto-luiz-pryzant
The Elements of Style
06/06/2017
Branding is free

Porque algumas marcas são reverenciadas por legiões de fiéis? Como o nome de um país se torna famoso por sua culinária e seus vinhos? O que faz uma marca de refrigerante permanecer jovem depois de cem anos no mercado?

Gestão da Marca ou Branding é uma disciplina acadêmica nova, mas seus fundamentos sempre foram praticados.

Ícones como Harley Davidson ou Coca-cola, Wikipedia ou Greenpeace exercem impacto imediato em nossas mentes, são marcas tatuadas na cabeça de milhões de pessoas! O valor deste reconhecimento ou brand awareness é, em muito casos muito maior que o valor de pontos comerciais de tijolo e cimento ou outros assets off-line.

A novidade hoje é a organização desta matéria de forma sistemática, sendo incluída em bons cursos de graduação em Marketing, Design e Administração de Empresas, ou como especialização.

Um ponto que chama atenção é a franca oposição com grande parte das práticas tradicionais da publicidade, são visões bem diferentes e pouco entendidas.

A boa notícia é que: Branding is Free!* Não custa nada quando feito por profissionais de talento! e o tempo de implantação pode ser assim imediato! Como em qualquer relacionamento entre pessoas, pode ser amor à primeira vista tipo: Iphone ou Facebook ou pode durar gerações como Intel ou a cidade de Paris.

Em tempos de e-books grátis, sites grátis e faça-tudo-você-mesmo, parece um bom negócio economizar pequenas fortunas. Mas o site grátis não aparece no Google, as campanhas nas redes sociais não geram vendas e o e-book “funil de vendas” nunca foi lido! Contratar serviços profissionais traz retorno, e se tiver talento envolvido, se paga em pouco tempo e continua a trazer lucro por muito tempo. Isso é melhor que grátis, isso é fazer um bom negocio!

Uma Marca adquire valor e conquista seu espaço na medida que se posiciona com clareza, diz a que veio, e assume esta identidade, tem um posicionamento firme ao longo do tempo e suas ações reforçam esta visão.

O oposto disto é o imediatismo, a promoção vazia, a repetição, a interrupção, que empurra preço baixo e crediário, sempre com seus benefícios mágicos, tudo feito para se vender uma única vez, mas, sem entregar valor real o cliente não volta, não se cria um ciclo produtivo positivo, são só mais coisas ou serviços empurrados goela abaixo do mercado.

Empresas com produtos ou serviços de valor, precisam se destacar em seu ramo, devem ser lembradas pelos clientes, e o Branding bem implantado pode ser o meio de conquistar este lugar merecido, é a premiação do SER no lugar de apenas APARECER.

* O sucesso na implantação da Gestão de Marcas deve muito aos conceitos e práticas da Gestão da Qualidade de Phillip Crosby, do “Quality is Free“.

Deixe uma resposta