10 Práticas sustentáveis para grandes redes de varejo

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Negócios sustentáveis protegem o meio ambiente e as condições sociais enquanto promovem seu próprio crescimento de forma equilibrada. São empreendimentos com impacto positivo no meio ambiente, trazem benefícios para a comunidade e para a economia. São agricultores orgânicos, cooperativas, associações e empresas familiares com produção artesanal. A cadeia varejista precisa encontrar formas equilibradas de se relacionar com estes fornecedores sustentáveis para garantir sua existência e promover o crescimento da produção artesanal, orgânica e eco-certificada por gerações.

As dez práticas para um relacionamento equilibrado entre grandes redes e fornecedores sustentáveis

1. Merchandising orgânico.
Adapte sua estrutura de marketing para cultivar e fazer crescer as vendas destes produtos, destacando-os da concorrência tradicional, reservando um espaço especial para eles e gerando ações que transmitam seus valores e benefícios únicos.

2. Cuidado: Não contém conservantes
O consumidor final é um elo importante desta corrente, o cuidado com a reposição de produtos perecíveis vai possibilitar que este cliente tenha a verdadeira experiência de consumir produtos fresquinhos e saborosos, inclusive com seus melhores valores nutricionais e terapêuticos.

3. Não compare maças com laranjas
Os parceiros sustentáveis são diferentes dos outros fornecedores, as empresas sustentáveis precisam ir além da busca por lucros, suas operações privilegiam outros valores e práticas, o varejista precisa incluir outros indicadores para avaliar o retorno comercial e financeiro. Fornecedores sustentáveis somam outros benefícios ao mercado, ao  varejista e à todo o Planeta.

4. Contratos diferenciados
Iniciativas sustentáveis precisam de contratos específicos, ficaria difícil para estas empresas cumprir as mesmas condições de contratos criados para extrair o máximo nas negociações com grandes indústrias sem outros compromissos senão o lucro em produtos e marcas já estabelecidas.

5. Relacionamento ganha x ganha
Muitos empresários já reconhecem que nos negócios sustentáveis são interdependentes e sua força vem da união, é uma simbiose comercial em equilíbrio. Todos os elos desta corrente buscam harmonia e alinhamento de valores, integrar-se a esta cadeia de comércio justo e sustentável pede a adoção de regras e procedimentos baseados em princípios ecológicos, cooperativos e grande dose de justiça econômica, onde pessoas, organizações e nosso Planeta ganham.

6. Crescimento com responsabilidade
Os produtos sustentáveis estão chegando ao mercado com fôlego para encarar um crescimento lento mas constante, é uma conquista diária, cada venda é uma vitória e mais um passo na construção deste novo  mercado.

7. Potencialize os negócios
Nas contas das empresas sustentáveis não costumam entrar cálculos complexos de logística, seguros e custos de marketing extravagantes. Grandes varejistas conseguem e poderiam negociar prazos e preços para otimizar os custos destes serviços para deixar que seus fornecedores sustentáveis concentrem recursos no foco dos seus empreendimentos.

8. Invista no mercado futuro
O empreendimento sustentável não busca serviços financeiros para desconto de duplicatas, capital de giro e outras alavancas monetárias. Em um Brasil de juros imorais seria uma ótima ajuda pagar contra-entrega, em uma semana, 30 dias no máximo.

9. Se não puder ajudar, não atrapalhe
Negócios sustentáveis são sistemas comerciais que protegem o meio ambiente e as condições sociais enquanto promovem seu próprio crescimento de forma equilibrada. São empreendimentos com baixo impacto nocivo e trazem benefícios para a comunidade e para a economia local, a cadeia comercial precisa garantir uma renda correta aos fornecedores de forma a promover a produção artesanal, orgânica e eco-certificada por gerações.

10. Faça parte da Solução
Exija certificações de empresas idôneas e evite a todo custo utilizar expressões e divulgar iniciativas apenas para se aproveitar de uma “onda” orgânica ou ecológica, o caminho para conectar sua marca com os ideais e valores sustentáveis é pensar em formas autênticas de cooperar com soluções ambientalmente saudáveis com respeito aos direitos humanos e à cultura local.

As pessoas e o planeta agradecem!

Autor: Luiz Pryzant
15/04/2010
Fontes: European Commission Trade; Friends of the Earth International; IISD – International Institute for Sustainable Development

Crédito imagem Coke: Mural em Harahan, LA escritórios da Coca-Cola Enterprises sob Creative Commons license.

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