Estudantes 2.0

Internet é a nova Escola
07/07/2011
Websites de Sucesso – Parte 1
02/08/2011

O aluno 2.0 sabe que seu processo de aprendizagem acontecerá durante toda a sua vida, e ele não pode ficar limitado a uma escola física da sua cidade e do seu país, ele precisa ter acesso a TUDO o que acontece no mundo!

Estudantes 2.0

A Era Industrial trouxe a idéia de universalização do ensino, mas também veio com o conceito de uniformização da educação, todas as turmas aprendem o mesmo conteúdo no país inteiro, a escola tem a função de preparar mão de obra, as escolas formam verdadeiros exércitos de estudantes marchando juntos para prestar o vestibular e ocupar vagas padronizadas em fábricas e escritórios.

Nesta realidade aprender é memorizar fórmulas e datas e os alunos que desenvolvem estas habilidades tem melhores resultados nas provas e seus diplomas garantem bons cargos no mercado em nos concursos públicos.

O século XXI trouxe uma realidade mais desafiadora, a consolidação da “Era do Conhecimento” , um novo ambiente de negócios onde o futuro de muitas empresas depende da INOVAÇÃO, elas precisam de um novo tipo de pessoas em seus quadros, este novo funcionário também precisa ter um perfil 2.0, ele tem iniciativa e criatividade, deve estar sempre atualizado e saber usar a cabeça para se relacionar com clientes cada vez mais exigentes, as empresas não podem mais se dar ao luxo de desperdiçar a inteligência individual ou a capacidade de trabalho em equipe de seus funcionários.

O problema é que a escola tradicional não sabe formar este funcionário interativo, que sabe e gosta de desenvolver trabalho colaborativo. Este novo estudante é questionador, quer entender o currículo, quer saber “arquivar”cada grama de conhecimento no local certo, ele não tem mais tempo de mais ficar ouvindo passivamente, ele quer participar do processo de aprendizagem e trocar informações com seus mestres e também com seus colegas.

O aluno 2.0 sabe que seu processo de aprendizagem acontecerá durante toda a sua vida, e ele não pode ficar limitado a uma escola física da sua cidade e do seu país, ele precisa ter acesso a TUDO o que acontece no mundo, ele busca novas fontes de saber, quer aprender novas formas de estudar, ele precisa aprender a aprender!

Computadores conectados em rede são a grande solução, de um lado professores com paixão por suas profissões e com desejo de expandir cada vez mais suas áreas de atuação, de outro lado alunos com desejo de aprender e disciplina para utilizar Sistemas online com recursos para permitir o ensino à distância.

Esta revolução já começou no Brasil, temos cerca de 500 cursos via Internet em funcionamento e este universo só cresce a cada dia, é uma revolução que pode ser a solução para fazer o Brasil finalmente aproveitar todo o potencial que sempre prometemos e ainda não cumprimos.
Texto originalmente publicado na coluna da RedeTV

Deixe uma resposta