Celulares e smartphones ao volante

Video game sem tiros nem monstros
13/09/2010
Mas afinal para que eu preciso de um iPad?
18/02/2011

Inúmeras campanhas tentam proteger as pessoas daqueles motoristas que insistem em atender celulares ou trocarem mensagens de texto enquanto dirigem.

Pela Teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin, motoristas que utilizam celulares ao volante, estariam fadados à extinção e, dentro de algumas gerações não sobraria nenhum.

O grande problema é que estes kamikazes da comunicação instantânea levam outras vidas preciosas com eles, pessoas que estavam cuidando de suas vidas e tiveram a infelicidade de cruzar com esta espécie ambulante pela frente.

Desde pequenas distrações nas ruas até acidentes dramáticos, estima-se que o uso de celulares e smarthphones nas cidades e estradas já matou pelo menos 50 mil pessoas só nos Estados Unidos nos últimos anos.

Inúmeros estudos provam que falar ao telefone causa distração e diminuem a reação em TODAS as pessoas, e o uso de emails e mensagens piora ainda mais a situação.

A proibição aqui no Brasil parece mais uma daquelas leis que “não pegou” é só olhar para uma barbeiragem no trânsito para encontrar um motorista distraído com sua ligação telefônica ou tentando ler ou até escrever uma mensagem de texto!

A solução tecnológica seriam os bloqueadores de sinal nos veículos, mas até que isto aconteça o melhor é iniciarmos uma campanha na esfera de contatos que possuímos, veja estas 10 dicas para evitar sua extinção e fale com seus amigos e familiares, vale twittar, usar o Facebook, Orkut, Youtube e blogs, só não vale usar o celular!

10 dicas para evitar sua extinção:

  1. Desligue seu celular/smartphone antes de ligar o carro.
  2. Se não puder desligar deixe tocar e só atenda com o veículo parado.
  3. Já está viciado? fuja da tentação e deixe o celular no porta-malas.
  4. Coloque uma mensagem na sua caixa postal avisando que deve estar em reunião ou dirigindo e vai retornar logo que possível.
  5. Não tente ligar ou ler mensagens enquanto espera o semáforo, os acidentes mais graves acontecem em cruzamentos.
  6. Se estiver esperando ligações importantes peça ajuda ao passageiro ou pare o carro antes de atender.
  7. Aproveite os momentos ao volante para esquecer os problemas e ligue o rádio com uma música tranquila.
  8. Seja um exemplo de motorista para amigos e familiares, seus filhos aprendem a dirigir como você.
  9. Explique a necessidade de 100% de atenção, 100% do tempo enquanto se dirige.
  10. Lembre que a pessoa que ligou ia odiar saber que pode ter causado algum acidente só por conta de uma ligação ou mensagem.
Luiz Pryzant
Dicas da campanha americana “No phone zone” de Oprah Winfrey
Texto originalmente publicado coluna RedeTV

Deixe uma resposta