Wolfram Alpha is Skynet?

Zelo pela marca sem circunflexo
28/04/2009
Jeans Soft Machine
29/05/2009


Talvez o projeto Wolfram Alpha ainda não seja a Skynet, mas fica cada dia mais fácil construir um Grande Irmão usando inteligência artificial com acesso a tudo e a todos, para eventualmente, digamos, dominar o Planeta Terra.

Lançado dia 15 de maio de 2009, o projeto Wolfram Alpha abre uma nova categoria de serviços pela Internet, o projeto é primo do Google, mas não busca páginas na web, ele encontra fatos e dados oficiais que possuam alguma conexão e os apresenta em uma ficha técnica com gráficos e mapas como uma espécie de almanaque moderno.

Com base em diferentes fontes e trilhões de dados históricos, seu mecanismo consegue fazer cálculos, cruzar informações e descobrir novas conexões: Coloque a data do seu nascimento e ele diz a hora do por do sol e a temperatura naquele dia, quantas semanas se passaram e tudo o mais que estiver relacionado ao seu aniversário.

Em segundos compara o desempenho econômico de países ou das bolsas de valores, é capaz de resolver expressões algébricas e equações, conhece fórmulas químicas e pode ser usado tanto para pesquisas demográficas, como para medicina, marketing e na engenharia genética mas também é útil para contar calorias de uma receita de bolo.

Seu desenvolvimento é fruto das teorias do britânico Stephen Wolfran, ele fala em Princípios Universais em que processos simples geram resultados complexos, uma doutrina que teria impactos em todos os campos da ciência moderna, mas muitos temem que o projeto Wolfram Alpha seja, na verdade, a famigerada Skynet, aquela corporação sem coração dos filmes Terminator 1, 2 e 3 que podia utilizar o arsenal atômico para “controlar” a humanidade.

Conspirações à parte, o o projeto parece mesmo um Sistema Vivo, ele encontra conhecimento mas também constrói conhecimento, este bravo novo mundo se apresenta com todos os benefícios do acesso científico universal mas traz todos os riscos pelo manejo anti-ético de informações obtidas assim, automaticamente, por um sistema puramente lógico, que mêda!

Deixe uma resposta