O que é realmente portátil?

Os novos livros
16/09/2011
Lelio Coluccini Leda-1950 Pinacoteca do Estado – São Paulo
05/02/2012

Estamos em um momento bastante especial na historia da informática e das comunicações, pessoas de todo o mundo estão on-line enquanto se locomovem de casa para o trabalho ou para a escola usando apenas um aparelhinho que cabe em suas mãos.

Estamos vivendo a convergência rara de 3 tecnologias que juntas estão revolucionando a forma com que nos relacionamos com o trabalho, estudo e também com o lazer.

A chegada da tecnologia 3G garante uma conexão de banda larga sem fios nas cidades brasileiras, o tempo todo e com estabilidade que proporcionam uma liberdade de ação e uma agilidade na comunicação jamais experimentados no passado.

A recente safra de celulares e computadores ultra pequenos possui boa capacidade de processamento e conectividade, os novos smartphones e netbooks possuem processadores muito bons, sistema operacional e várias formas de conexão sem fio, são computadores suficientemente completos considerando seus benefícios de maior valor: São realmente portáteis e suas baterias duram bem mais que as sofridas 3 horas dos velhos notebooks!

Seus pequenos teclados e telas permitem falar e VER os amigos via Skype, googlar, twittar, responder e-mails, criar e atualizar blogs e websites, e no caso dos netbooks e suas enooormes telas de 10 polegadas, já é possível trabalhar por um bom tempo usando aplicativos que exigiam um computador de mesa.

A terceira e mais impressionante tecnologia é a Internet, esta grande rede é uma dimensão paralela que constrói reputações e grandes fortunas enquanto oferece acesso a um mundo de conhecimento e possibilidades de interação humana que a transformaram em um fenômeno quase tão rico e vivo como a realidade física que nos cerca.

Para Leonardo da Vinci, um engenho puxado por cavalos já era portátil, uma TV “portátil” dos anos 80 ocupava metade do porta-malas nas férias da família e tinha alça!

Hoje trabalhamos, estudamos e vivemos em contato com nossos amigos novos e antigos usando tecnologias dos filmes de ficção científica, e o mais legal é que não precisamos saber como funcionam, basta usá-los.

Luiz Pryzant

2 Comentários

  1. Anselmo A. Freitas disse:

    Quais as melhores opções de Netbook aqui no Brasil?

  2. Pryzant disse:

    Caro Anselmo,
    Procure um netbook com tela de 10 polegadas, bluetooh embutido e se possivel 3G também. escolha um modelo com bateria de 6 celulas de marca confiável. Duas dicas: compre uma boa capa de neoprene e um carregador extra.

Deixe uma resposta